Gestão Criativa

A Gestão Criativa é definida como a ordenação e agrupamento de meios, atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.

É uma atividade, um modo de ação que une esforços e pessoas, valendo-se de bens de produção, matéria-prima, insumos, tecnologia, em busca da disponibilização de serviços e produtos para a Sociedade.

Gestão: Concepção, Processos e Estruturas

Aprendizado da Gestão Criativa

  • Superação do dualismo da cultura da subordinação processo x trabalhador(a).
  • A Gestão Criativa vai além da participação e se consuma como ação de “um grupo de pessoas que decidem se constituir como autônomos de seu próprio trabalho”.
  • Desenvolvimento da visão cooperativa .
  • Combinação da propriedade coletiva com a participação na gestão.
  • A viabilidade da gestão requer que o trabalhador internalize a idéia de “aprender a se responsabilizar” pelos resultados, que são coletivos.
  • Construir coletivamente a visão de futuro, saber intervir, assumir, participar e se esforçar par que o objetivo se desenvolva.
  • Desenvolver tanto a capacidade criativa coletiva, quanto a individual.
  • Saber decidir em conjunto.

Processos Criativos

ETAPAS:

Definição do Processo
Mapeamento de como é o Processo

Padronização
Simplificação e Racionalização do Processo

Gerência
Planejamento e Controle do Processo

Tratamento das Anomalias
Implantação de Melhorias
Estabelecimento de Prioridades e Atuação nos Processo

Processos Criativos

Enxergar a floresta
e não só as árvores

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Pensamento Sistêmico
Domínio Pessoal
Modelos mentais
Visão Compartilhada
Aprendizagem em Equipe

Gestão Criativa  Integrada por Projetos (Ciclo de Vida)

Áreas do conhecimento Processos Iniciação Processos Planejamento Processos Execução Processos Controle Processos Encerramento
Gestão Integrada Iniciação Elaboração Plano Execução plano Controle integrado alterações Encerramento do projeto
Gestão Escopo Plano Escopo Verificação e Controle do Escopo
Gestão Tempo Plano Tempo Controle Cronograma
Gestão Custos Plano Custos Controle Custos
Gestão Qualidade Plano Qualidade Garantia qualidade Controle Qualidade
Gestão RH Plan. Organ

Formar Equipe

Desenv. equipe
Gestão Comunicação Planejamento comunicações Distribuição informações Relatório de Desempenho
Gestão Riscos Plano gestão riscos Risco Monitoramento e Controle
Gestão Aquisições Planejamento aquisições e solicitação Solicitação seleção fontes, adm contrato Encerramento contrato