Falar em Criativa é identificar a possibilidade de adotar concepção, políticas e métodos na busca por desempenho alinhado aos objetivos organizacionais, destacando Saúde do Pessoal e Segurança da Planta e Instalações. Para Criativa, análises de efetividade de rotinas, bem como de projetos, estão associadas à visão de processos dinâmicos gerenciados em uma estrutura organizacional que seja capaz de garantir que os resultados sejam obtidos com a maior efetividade estratégica.
Serviços e escopo de atuação da Manutenção Criativa:
Capacitações e Qualificações, Assessorias e Atuações Diretas nos processo em ESTRATÉGIA, POLÍTICAS ESPECÍFICAS, GESTÃO, MANUTENÇÃO, AMBIENTE e PESSOAS
ESTRATÉGIA: Construção e Revisão
Na construção de Estratégia Organizacional, a proposta Criativa se sustenta em modelo integrador com construção coletiva e cumulativa através de método de vetores, onde as questões de concepção filosófica terminam por refletir o fazer da organização de forma objetiva, orientando todos os processos e as tomadas de decisão.
O respeito à cultura do ambiente e das pessoas assim como valores de autonomia, compromisso e responsabilidade são potencializados, orientando os planos, estudos, premissas e avaliações que, considerados os valores, a missão, a visão e o fazer da organização, objetivam atingir os resultados previstos originalmente quando da concepção definida.
Desenvolvimento, Reciclagem e Implantação de POLÍTICAS ESPECÍFICAS
A construção de Políticas Específicas para as Organizações visa garantir tratamento específico e em conformidades com Legislação, Estratégia, Técnica e Operacional, onde na prática é onde são executadas suas orientações.
Com isso, Processos, Setores e Gestores em posicionamentos Técnicos, de Gestão e Organizacionais têm o amparo para suas atividades com a segurança do alinhamento necessário a esse ambiente.
Conformidade de GESTÃO e Alinhamento Estratégico
Uma das questões que mais compromete as organizações é o desalinhamento da Gestão com a Estratégia, o que na prática acontece em Tomadas de Decisões Operacionais sem o amparo das definições que referenciam o arranjo estrutural.
Para atender a essa demanda, a proposta Criativa entende que a visão sistêmica, que deve permear toda a organização, manifesta-se na Gestão de forma mais contundente, onde mais aparece e compromete as conformidades em toda a sua extensão. Com isso, estuda os processos existentes, os serviços desenvolvidos, as dimensões filosóficas adotadas pela Gestão e verifica a conformidade atuando diretamente na inquirição da infraestrutura existente.
Gestão e Operação da MANUTENÇÃO
A manutenção de uma Planta, Sistemas, Infraestruturas e Equipamentos obedecem a regras determinadas pelas naturezas de uso e das próprias instalações em seus Ciclos de Vida. Considerar essas naturezas é determinar uma proposta que tenha como resultados disponibilidade ampliada e confiabilidade operacional a partir de indicadores de processo, cujo referencial é a efetividade organizacional.
Adotando o Método de Causa Raiz e Ferramentas de Qualidade e Gestão muito particulares, a Manutenção Criativa busca resgatar e garantir funções de equipamentos e sistemas em seus ciclos de vida respeitando relações de custos e gastos, disponibilidade e fiabilidade.
No Método adotado, estudos de Restrições e Perdas têm objetivos de Melhorias e Resultados associados, orientando a intervenção da Manutenção a partir de argumentos, medições e técnicas. Essa Visão garante que a Manutenção tenha uma direção objetiva e única para todos os esforços e recursos utilizados.
Na operação da Manutenção, para que aconteça e tenha repercussão favorável nos objetivos da organização, a intervenção deve basear-se em condições adequadas de execução de serviços, que são os Requisitos de Mantenabilidade. Manutenção Criativa desenvolveu 49 Requisitos Gerais de Mantenabilidade a serem adotados em acordo com as demandas de diferentes organizações, de forma a buscar atender as demandas de forma sistemática e customizada, garantindo o diagnóstico e as melhorias necessárias aos processos.
Mas além disso, é necessário estruturar a gestão das demandas de manutenção, o que deve ser realizado de forma técnica e segura através do Planejamento e Controle da Manutenção – PCM. A criticidade a ser realizada em equipamentos e sistemas, a priorização, a capacidade de força de trabalho, atendimento a quesitos de SST, a análise e estabelecimento de propostas para os indicadores, o tratamento das falhas, entre outras funções, são funções do PCM e daí sua importância.
Saúde dos Trabalhadores e Segurança dos Processos: SST e BARREIRAS
Contando com métodos desenvolvidos para serem aplicados em diferentes organizações, em acordo com suas especificidades, SST e Barreiras Criativas adota estratégia de identificação de riscos a partir de diagnósticos onde são aplicados requisitos específicos de conformidade em acordo com a tipificação dos riscos e suas criticidades aplicadas aos ambientes.
Relatórios com diferentes abordagens e complexidades são construídos a partir da identificação, classificação e diagnostico, resultando em atuações aplicadas às não conformidades de forma a eliminar os riscos e, quando não possível, implementar ações corretivas, preventivas e mitigatórias.
AMBIENTE para a Conformidade, Segurança e Conforto
Tratar ambiente envolve abordagens relacionadas à vida e as relações com a estratégia e com os processos de uma organização. A tríade a ser envolvida para obter um Ambiente Criativo é composta por Sustentabilidade, que é a relação da organização com a vida, Meio Ambiente, que representa o respeito por toda a natureza e seus ambientes originais, e Ambiente Organizacional, que são as opções adotadas para que Sustentabilidade e Meio Ambiente sejam estratégicos e operacionalmente admitidos em todos os processos da organização. Enquanto Método, a dialética adotada na intervenção parte de valores definidores da concepção a ser adotada até a implementação e acompanhamento de efetividade.
PESSOAS: Gestão, Inclusão e Autonomia
Em todos os processos que envolvem os trabalhadores e suas Relações de Trabalho com a Organização, Criativa busca intervir para que em todos os níveis sejam proporcionados na Gestão de Pessoal valores de autonomia com responsabilidades e compromissos explicitados em todas as abordagens existentes entre os participantes das relações.
A manutenção criativa, por estar sustentada em princípios democráticos de relação de trabalho e científicos quanto a suas técnicas pode ser entendida a partir de suas 3 dimensões, tangíveis e intangíveis:
- a PRIMEIRA DIMENSÃO, por entender que manutenção é um serviço executado por pessoas, busca a felicidade dos trabalhadores no exercício das suas atividades, que se propõe a alcançar a partir do bem estar, das condições adequadas de trabalho, da realização pessoal e da liberdade dos trabalhadores de criarem e proporem processos inovadores para a atividade e para as relações;
- a SEGUNDA DIMENSÃO diz respeito à capacitação técnica dos manutendores e a utilização de tecnologias, técnicas e práticas que buscam um nível de capacidade e competência coletivo garantidor dos objetivos Organizacionais, que visam garantir a manutenção e a recuperação das infraestruturas. A base das técnicas a serem consideradas é sustentada pelas Normas e por Ferramentas Gerenciais apropriadas, visto que será necessário contar com a participação de todos para a primeira manutenção, que acontece pela adequada operação e pela inspeção dos usuários das infraestruturas;
- a TERCEIRA DIMENSÃO, diz respeito à Responsabilidade Pessoal e ao Compromisso Institucional, individual a cada trabalhador das atividades de Manutenção, seja pela função social que exercem enquanto Profissionais em suas diferentes áreas de ação.
Estas dimensões sustentam os comprometimentos com a Organização, com a Saúde, o Meio-Ambiente, a Segurança e com a Qualidade e a Capacitação, que resultam em elementos estratégicos, já que no conjunto são responsáveis pelo desenvolvimento crítico e pela autonomia necessárias aos trabalhadores da manutenção.
No momento em que estiverem sendo perseguidas as condições operacionais adequadas, com trabalhadores críticos e com autonomia, a atividade de Manutenção passa a assumir o papel de pleitear a não existência de falhas espontâneas e de avaliar, recuperar e evitar a deterioração.
Ao considerarmos, no entanto, que para alcançar este patamar de responsabilidades individuais em ambientes que oferecem riscos eminentes e de contaminação diversos, é necessário que o contingente de trabalhadores adquira as aptidões exigidas e que se construam novas relações no ambiente de trabalho, abrindo-se, então, espaço para a utilização de princípios de segurança complementares às técnicas.